ACESSO À
INFORMAÇÃO
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

O município de Aragarças, Estado de Goiás, está localizado à margem direita do Rio Araguaia. Em 1872, recebeu seu primeiro grupo de garimpeiros, proveniente da também histórica Araguaiana, no Estado de Mato Grosso.

Em 1921, a família Carol fixou-se na região. Foi em 1933 que o morador Joaquim Mendes encontrou, casualmente, a primeira pedra de diamante da região. A notícia se espalhou e atraiu grande número de garimpeiros ao local, então batizado de Barra Goiana.

Em 1943, dez anos depois, a Fundação Brasil Central assentou em Aragarças o Marco Zero da Expedição Roncador-Xingu, dando origem a tradicional Marcha para o Oeste, preconizada pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Sede dos escritórios da Fundação Brasil Central, o povoado de Barra Goiana foi rebatizado de Aragarças. Após a criação do município, a cidade já possuía seu plano diretor de urbanização, que compreendia um conjunto de 50 casas, o Hospital Regional Getúlio Vargas, o Grande Hotel e o Aeroporto Salgado Filho, que consta em todas as cartas aéreas do mundo.

O município possui quilômetros de praias que, nas férias de julho, atraem milhares de pessoas de todas as regiões do país. Separada dos municípios mato-grossense de Pontal do Araguaia e Barra do Garças por apenas um Rio, Aragarças, que têm no turismo sua grande fonte de renda, é o mais atraente convite para aqueles que gostam de apreciar as belezas da natureza.

Rio Araguaia

É o nosso orgulho maior, possui vários quilômetros de praias e atraem milhares de turistas de todo o Brasil. Nas férias, temos de tudo para todos os gostos: barracas, comidas, bebidas, shows, aeróbicas, diversas modalidades esportivas. A pesca pode ser praticada ao longo do Rio Araguaia e de seus afluentes dentro do território municipal.

Aragarças- GO

Fundação: 1953
Aniversário: 02 de Outubro
Gentílico: aragarcense
População: 18.390 habitantes
Área: 661,677 km²